História

Em 1931, surgia em Stuttgart, na Alemanha, a Porsche Engenharia, uma equipe de 12 projetistas liderados por Ferdinand Anton-Ernst Porsche (também conhecido como Ferry), o jovem filho do professor Ferdinand Porsche. Era o início, do que mais tarde se tornaria uma das marcas de automóveis mais prestigiadas do mundo.

Localizada em Zuffenhausen, distrito de Sttutgart, foi responsável pela criação, em 1934, do automóvel mais conhecido até hoje, o Volkswagen Sedan (aqui conhecido como Fusca). Este só não se tornou modelo da Porsche, pois não combinava com o status esportivo que o professor queria dar à marca.

Em 1938, Ferdinand Porsche ajudou a erguer a fábrica da Volkswagen em Fallersleben (renomeada Wolfsburg por volta de 1945), mas quando estava pronta para começar a produção em massa, a Segunda Guerra Mundial estourou.

Militarizado, o VW transformou-se no jipe Kübelwagen e no anfíbio Schwimmwagen. Somente em 1946 reassumiu seu caráter civil para ser o maior sucesso comercial de seu criador.

A equipe da Porsche, transferiu-se então para Gmünd, região da Caríntia, na Áustria, para criar seu tão sonhado esportivo. Para começar foi criado, em 1947, um carro de grande prêmio batizado de Cisitalia-Porsche. Tratava-se de um monoposto com motor boxer de 12 cilindros com 350 cv, câmbio seqüencial e tração integral que o levavam a 300 km/h.

Nenhum comentário: